O poder dos Óleos Essenciais

Os Óleos Essenciais são usados de forma terapêutica há milénios. O seu intuito é equilibrar o nosso estado físico, psíquico e espiritual. São para usar aromaticamente, topicamente e/ou ingeridos. Em cada caso pode aplicar-se uma forma de uso diferente. Consoante a causa e o objetivo da sua utilização. Em massagens, misturados com cremes hidratantes, loções neutras, champôs, ou até mesmo puros.

O que são Óleos Essenciais?

São substâncias relativamente mais escassas e extremamente concentradas. Possuem princípios ativos específicos, de acordo com a composição química da matéria-prima de onde são retirados. Podem ser extraídos de folhas de plantas, do caule, de cascas de frutas, de flores, entre outros. São substâncias com um elevado grau de concentração e pureza. É crucial que sejam utilizados de forma muito consciente e controlada. Uma forma de utilização mais cuidadosa, pode ser diluir o óleo essencial noutra substância de menor concentração. Por exemplo, como a água, óleo de côco ou azeite.

Para que servem?

Os Óleos Essenciais podem ser usados de forma terapêutica. Portanto, podem auxiliar em questões do foro emocional. Equilibrar a parte psíquica e espiritual, é uma das suas funções. Trazendo mais e melhor consciência do momento presente. Revivendo momentos através do olfato. Ou até mesmo criando novos hábitos. Sobretudo, que nos ajudem a estabelecer e a alcançar resultados.

Podem apoiar ou amenizar alguns efeitos específicos. No entanto, eles não devem substituir qualquer tipo de medicação. Mas são um ótimo complemento, para que se faça menor uso dos medicamentos não naturais.

Na cosmética, podem apoiar na redução de irritações ocasionais da pele. Previnem ou atenuam sensibilidades cutâneas causadas por algum fator externo. Ou por exemplo, somente pelo bem-estar. Além disso, são também uma excelente opção para perfumar e dar autenticidade aos nossos produtos de beleza e estética.

Na comida, é também uma excelente forma de os usar. Porque podem conferir um sabor mais apurado. Ou até mesmo potencializar o sabor dos alimentos.

A importância de serem Naturais e Certificados

Para termos de facto todos os benefícios dos Óleos Essenciais, é necessário que estes sejam de qualidade. Se usarmos um óleo adulterado ou contaminado com fragâncias ou qualquer outro componente artificial, este deixa de fazer as suas funções com a mesma competência. A pureza de um óleo está no facto deste ser livre de pesticidas, resíduos químicos ou substâncias artificiais. Desde o seu cultivo até à sua extração, preparação e embalamento. Todos estes fatores são de extrema importância. Só assim podem manter as propriedades ativas dos óleos. Bem como a sua qualidade e eficácia.

Além disso, na produção dos óleos, é importante que se respeite o ciclo natural das plantas e a sua sustentabilidade. É primordial que haja uma grande gentileza com a natureza. Pelas suas regras e ciclos. Para que se obtenham óleos de qualidade, alinhados e com propósito. Criar as condições ideais para produzir cada matéria-prima. Desta forma, respeitando os tempos de plantação, crescimento e colheita. E também os lugares no mundo onde cada planta se manifesta com maior força e vitalidade.

Os óleos essenciais da doTERRA têm o Certificado de Pureza e Grau Terapêutico (CPTG). Esta é a certificação mais exigente a nível mundial. Isto garante que os óleos são: 100% puros, naturais e sem químicos. De qualidade e em harmonia com a natureza.

O Kit Básico dos Óleos Essenciais

Todos os óleos tem os seus benefícios. No entanto, existem alguns que acabam por ter uma utilização muito mais abrangente. O Kit básico de Óleos Essenciais contem o óleo de Limão, Lavanda e Peppermint.

O óleo essencial de Limão é um excelente apoio na limpeza do organismo. Por isso, auxilia numa melhor digestão, devido ás suas propriedades antioxidantes. Além disso, promove uma melhor sensação de bem-estar respiratório, bem como um humor positivo. Depois disso e em conclusão, podemos ainda fazer referência ás suas propriedades purificadoras.

O óleo essencial de Lavanda é ótimo para relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila. Acima de tudo, é muito utilizado em perfumes e cosmética. Além disso, ajuda a suavizar pequenas irritações ocasionais da pele. Pode ajudar a atenuar a sensação de tensão muscular. Da mesma forma que auxilia em questões emocionais, de stress ou sensação de ansiedade.

E o óleo essencial de Peppermint (Hortelã-Pimenta) que apresenta um elevado teor de mentol. E por isso torna-se bastante refrescante. Portanto pode apoiar na desobstrução das vias respiratórias. Além disso, é ótimo para apoiar em más disposições ou sensações de desconforto intestinal ou emocional. Depois disso é também muito usado em pasta de dentes e até pastilhas elásticas, para um melhor hálito. Acima de tudo, oferece uma energia extra e revitalizadora para o dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *