Como lavar pincéis de Maquilhagem

Qual a importância de lavar os pincéis de maquilhagem?

Os pincéis de maquilhagem são acessórios que nos ajudam a elaborar a nossa maquilhagem. No entanto, caso estes estejam sujos ou com demasiados resíduos de restos de maquilhagem, o seu papel de ajuda na maquilhagem torna-se menos eficiente.

Além disso, para uma maquilhagem bonita, é fundamental ter uma pele bem cuidada e limpa. Por isso, para que estes não passem bactérias por falta de limpeza para a nossa própria pele. Portanto, é imprescindível que estes estejam devidamente higienizados. Pincéis de maquilhagem limpos, ajudam tanto a obter um melhor resultado na maquilhagem, como a manter uma pele mais luminosa e saudável.

Com que frequência devo lavá-los?

A frequência com que devemos lavar os nossos pincéis vai depender muito do tipo de utilização que lhes damos. Por exemplo, se nos maquilhamos todos os dias, torna-se necessário lavar os nossos pincéis de maquilhagem uma vez por semana ou de 15 em 15 dias no máximo. Por outro lado, se nos maquilhamos apenas aos finais de semana, lavá-los uma vez por mês é suficiente. Todavia, outro exemplo, para quem trabalha com maquilhagem de uma forma profissional, deve lavar ou limpar/desinfetar os pincéis de maquilhagem a cada utilização. Visto que não podemos usar os mesmos pincéis de uma cliente para outra sem uma higienização eficiente.

Por isso, a frequência para lavar os pincéis de maquilhagem vai depender muito do tipo de uso que lhes damos. É também importante referir, que os pincéis de maquilhagem de sombras líquidas ou eyeliner, devem ser lavados ou limpos logo após a sua utilização. Tendo em conta que, se secarem com o produto acabam por estragar as cerdas do pincel.

Como devo lavar os pincéis de maquilhagem?

Existem vários tipos de pincéis de maquilhagem, com cerdas sintéticas ou naturais. Por norma, os pincéis com cerdas naturais são mais utilizados para produtos em pó e os sintéticos para produtos líquidos, no entanto isto não é regra geral. No que diz respeito à sua limpeza, devemos ter em conta que os pincéis com cerdas naturais são um bocado mais frágeis. Devendo assim ser limpos com mais cuidado nos movimentos, no entanto, a forma de lavá-los é igual. Devemos então lavá-los com sabonete natural (ou o famoso “sabão azul”) ou então com champô. Molhamos as cerdas dos pincéis com água morna, para ajudar sobretudo a retirar melhor a gordura dos produtos de maquilhagem, aplicar o produto de limpeza no pincel e em movimentos circulares na palma da mão, ir massajando. Passar por água e voltar a repetir o processo até que a água saia limpa e sem resíduos de maquilhagem.

Ter em atenção no caso dos pincéis com um cabo de madeira para não molhar essa parte do pincel,  pois com o tempo pode começar a desfazer o cabo. No que diz respeito à sua secagem, estes devem ser apertados numa toalha de banho para tirar o excesso de água. E depois colocados para secar deitados de forma a que sequem mais rápido e não fiquem com as cerdas deformadas. No caso dos pincéis com cerdas naturais, se necessário, enrolar um pedaço de papel higiénico à sua volta para que este seque mais rápido e direito. Caso gostes que os pincéis tenham um bom cheirinho, podemos ainda pulverizá-los com um óleo essencial à escolha, como por exemplo o óleo essencial de Lavanda.

E como devo lavar as esponjas de maquilhagem? 

As esponjas podem também lavar-se com os mesmos tipos de produtos que os pincéis. No entanto, para que a sua limpeza seja feita, devem ser apertadas ao máximo para que saia bem toda a sujidade que fica entranhada no seu interior. Para isso, podemos também deixar a esponja de molho em água e sabão durante alguns minutos. Para que absorva o produto e seja mais fácil a remoção dos restos de maquilhagem acumulados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *